sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Foi num 20 de setembro


Estátua equestre representa Giuseppe Garibaldi (Nozo 1807 - Coprera 1882, herói da reunificação italiana, mítico defensor da liberdade do povo. Na base do monumento está a data de 20 de Setembro de 1870 que lembra o cerco de Roma pelo exército italiano que completou o sonho de Garibaldi, uma Itália unida com Roma como sua capital. A inauguração do monumento foi em 20 de setembro de 1895 e é obra do escultor Emilio Gallori.



O monumento a Giuseppe Garibaldi em Roma tem ao seu redor uma série de outras representações, uma em cada lado. Há uma placa explicando o significado de cada uma delas e contando parte da história dele.
     Na foto anterior da Isis com o monumento está a representação da “Defesa de Roma” de 1949.
     Este é o significado da face leste.


     O lado norte representa a América, ao centro, ladeada pelo comércio e a agricultura. No lado sul, foto abaixo, está a alegoria da Europa com a História a sua esquerda e O Gênio a direita. Nesta face está a inscrição Roma ou Morte!


No caminho de volta encontramos, sem nenhum planejamento prévio, o monumento à Anita. Para nós, descobrir que a Anita Garibaldi está enterrada aqui foi muito tocante, uma choradeira. Anita enterrada em Roma.

     Em 1847, Anita foi para a Itália com os três filhos e encontrou-se com a mãe de Garibaldi. Elas depois viajaram para a cidade de Nizza, (atual Nice, na França), onde ficaram morando. O próprio Garibaldi reuniu-se a eles alguns meses depois, quando voltaram à Itália. Os filhos de Anita e Garibaldi ficaram na França com a mãe dele.

     Anita tinha 18 anos quando encontrou-se com Giuseppe Garibaldi. Ele tinha 32 anos.

     Nesta praça, Piazzale Anita Garibaldi, há uma placa bilíngue contando a história de Anita, passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ortisol Nesta placa está escrito: A Anita Garibaldi, Governo Brasileiro, em commemoração do centenário de Farrapos, 20-9-1835 – 20-9-1935.

Anita, no final da gravidez, tentou não ser um peso para o marido, querendo deixá-lo despreocupado para lutar sozinho na guerra, em que ela poderia ir morar com a mãe dele, como seus filhos moravam, mas suas condições de saúde pioraram quando atingiram a República de San Marino. Ela e Garibaldi decidiram não aceitar o salvo-conduto oferecido pelo embaixador americano e continuaram a fuga, pois não teriam como lutar contra milhões de soldados e se fossem presos, morreriam na cadeia. Com febre e perseguida pelo exército austríaco, foi transportada às pressas à fazenda Guiccioli, próximo a Ravenna, onde morreu no parto, junto com a criança, em 4 de agosto de 1849, para desespero de Garibaldi.


     Viemos pelo Giuseppe, mas um dia retornaremos para prestar nossas homenagens novamente à Anita.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário