quarta-feira, 18 de abril de 2012

Museu do Grande Oriente da França, em Paris

O Musée de la Franc-Maçonnerie (Museu da Franco-Maçonaria em Português), também conhecido como Musée du Grand Orient de France et de la Franc-Maçonnerie Européenne (Museu do Grande Oriente de França e da Franco-Maçonaria Européia).
O museu foi criado em 1889 pelo Grande Oriente de França, como um gabinete de curiosidades, no Hotel Cadet. Ele fica na Rue Cadet, vimos ele a primeira vez quando voltamos da Sacre Coeur.

Foi saqueado na Ocupação Alemã na França durante a Segunda Guerra Mundial mas reabriu em 1973, e em 2000, tornou-se num museu oficial da França. Nesse mesmo ano, muitos de seus documentos históricos foram devolvidos a partir de Moscow, onde haviam sido guardados pelo KGB, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.


Pedi e recebí permissão para filmar e fotografar partes do museu.

Atualmente, o museu apresenta a história da Maçonaria francesa através de seus símbolos, notas, documentos e objetos. Ele contém cerca de 10.000 itens exibidos no espaço de exposição permanente (800 m²), cerca de 23.000 volumes em seus arquivos (400 m²), e mais 400 m² dedicados a exposições temporárias. Entre os itens historicamente importantes em sua colecção, são eles o avental maçônico de Voltaire (1778), a espada maçônica de Lafayette, uma primeira edição de James Anderson, das Constituições dos Franco-Maçons (1723), gravuras satíricas de William Hogarth (1697-1764), uma estatueta de porcelana de Meißen (1740), entre muitos outros.


Em Salamanca/Espanha em 2011 fui a outro museu:
Bem interessante pena que era proibido fotografar.

Ainda em Paris, nos jardins da Torre Eiffel, achei este monumento bem curioso:







Nenhum comentário:

Postar um comentário