Roma, 13/3/13: O Novo Papa é ARGENTINO!!! Francisco I Sai Chico Bento, entra Chico.
Acordamos no domingo com a missão de ver o Papa Bento XVI. Todos os domingos ao meio-dia o Papa faz um discurso, dá uma benção, chamada Angelus, o seu último foi em 24/02/2013. Dura uma meia hora e ele não anda no meio do povo (ele fala da janela do seu quarto somente).
Acordamos no domingo com a missão de ver o Papa Bento XVI. Todos os domingos ao meio-dia o Papa faz um discurso, dá uma benção, chamada Angelus, o seu último foi em 24/02/2013. Dura uma meia hora e ele não anda no meio do povo (ele fala da janela do seu quarto somente).
No ônibus do hotel rumo ao metrô conhecemos uma brasileira casada com um americano, ela trabalha (ou trabalhava) com venda de commodities, tipo arroz e soja, outra característica marcante era sua incapacidade de formar duas frases completas sem usar um palavrão. Na presença da Isis ficamos bastante constrangidos.
O metrô nos deixou bem perto do Vaticano, que o menor estado independente do mundo, tem algo como meio km quadrado. Na chegada já vimos a guarda suíça e fizemos uma bela foto, mesmo sem a simpatia dos modelos.
WIKI: "Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo à parte.
Com sua malha de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuído a Michelangelo.”
Durante a sede vacante, período em que o Vaticano está sem um Papa e é governado pelo Cardeal Camerlengo, a Guarda Suíça deveria ser dispensada.
Chegamos a Praça São Pedro onde encontramos um bom grupo de pessoas reunidas e uma fila. Como bom brasileiro parei na fila, que levava até a Basílica de São Pedro. Na chegada perguntei ao guarda não suíço (estava todo de preto) se ele falava inglês, a resposta foi: “Yes, Grêmio!” (eu estava com a camisa do grêmio), ainda incrédulo com o diálogo fiquei sabendo que estávamos no lugar errado, a janela onde o Papa dará sua benção não tem nenhuma relação com a fila.
Fomos para o local correto aguardar Bento XVII, o cardeal Ratzinger será conhecido futuramente como o Papa que renunciou.
Vídeo da benção: http://youtu.be/TaeAZIkeRsg neste trecho está a Ave Maria, em italiano.
Fomos visitar a Basílica de São Pedro: http://youtu.be/Zb15bAkIKEQ voltando para a fila que já havíamos enfrentado antes. O lugar é imenso e ricamente decorado e adornado, dentro vimos a Pietá, escultura de Michelangelo, na verdade fomos ver um agrupamento estranho de pessoas e o motivo era a Pietá, não estávamos procurando por ela.
Visitamos o túmulo do Papa João Paulo II (que foi beatificado meses depois, naquele mesmo ano), era proibido fotografar. Foi uma visita muito emocionante, pois ele é, para os adultos com mais de 30, o nosso querido Papa Gaúcho.
Dentro da Basílica passamos por vários corredores com túmulos de diversos Papas, esculturas, vitrais, turíbulos, cruzes, quadros e todo tipo de arte sacra. Andamos lentamente e em silêncio o tempo todo. Passamos algumas horas aqui. O ponto alto é passar alguns minutos na Capela Sistina onde estão às pinturas de Michelangelo dos anjinhos e do encontro entre Deus e o homem.
O que ocorreu de inusitado aqui é que minha esposa não viu nenhuma destas pinturas ao passar pela Capela Sistina. Ela sequer percebeu que isto havia acontecido.
Explico: Existe um caminho longo e um caminho curto. Em uma visita sem pressa, como a nossa, pega-se o caminho longo que passa por várias salas até chegar na Capela Sistina. De vez em quando surge uma placa indicativa que cria a falsa impressão que a próxima é a certa, isso se repetiu algumas vezes.
Desfeita a confusão, tomamos o caminho curto e voltamos à Capela Sistina, que também é o local onde se realiza a votação de um novo Papa.
Como é domingo, os museus do Vaticano estão fechados. Vamos ter que voltar aqui outro dia.
Saindo passamos novamente pela Praça São Pedro onde a Isis fez uma foto com uma gaivota que estava pousada em uma cerca e outra foto com a marcação do seu signo incrustrada junto aos paralelepípedos da praça.
Caminhamos até o Castelo do Santo Anjo, que fica na “entrada” de Roma para quem está saído do Vaticano. Há uma lenda que existe um túnel que faz ligação da Basílica com este castelo, o filme Código Da Vinci fala sobre isso. O castelo hoje é um museu.
Durante o trajeto fui interpelado algumas vezes por italianos. O chamado Rei de Roma, Falcão, havia sido confirmado como técnico do Inter por estes dias e a minha camisa do grêmio era um chamariz para uma provocação futebolística. Imagina se eu fosse torcedor fanático...
Caminhando um pouco mais achamos um carrossel onde a Isis pode descansar, http://youtu.be/8v0I_mAIEvg com as baterias recarregadas fomos até a Piazza del Popolo, http://youtu.be/0ScVu-9OvIc onde encontramos além das belezas antigas um dublador do falecido Rei do Pop, Michael Jackson. A Isis se divertiu com as estátuas dos leões que expelem água pela boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário