quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Andorra - Um pequeno e surpreendente país (na verdade um Principado)


No seriado The Big Bang Theory a bandeira de Andorra recebeu destaque:



Não há ligação férrea entre a França e Andorra, ficamos sabendo disso em Paris quando alteramos nossa última cidade francesa para Touluse. Pelo site www.andorrabybus.com conseguimos as informações de como proceder para fazer a viagem de ônibus, o qual pegamos no aeroporto.




     Detalhe da placa, Principado de Andorra:



     Antes de cruzarmos a fronteira tivemos nossos passaportes verificados, foi a segunda vez que isso aconteceu, a primeira foi no desembarque em Savona. O oficial perguntou-nos em que data havíamos chegado à Europa, disse que o carimbo italiano estava muito fraco. Falei da data da entrada e que no desembarque em Savona o processo era parecido com uma linha de produção, os carimbos são colocados sem nenhuma preocupação especial.

     Fomos liberados para entrar no Principado, mas fomos advertidos que este carimbo poderia nos trazer problemas no futuro. Seguimos viagem até a capital La Vella, o ônibus nos entrega diretamente no hotel, isso é de praxe no serviço.

     O Principado de Andorra é o 6º menor pais da Europa. Vídeo de Andorra: http://yoortisonbPElZPaKSo aqui eles falam o Catalão, que é uma mistura de espanhol com francês.  Saída em espanhol é salida, em francês sortie, em catalão é sortida, genial!


     Andorra também é fornecedora de água para a Europa, nada como ter os Alpes a disposição.

     Nesta parada teremos o único hotel, desta viagem, escolhido pelo nome: Crowne Plaza! Quando o Mike Tyson esteve no Brasil ele se hospedou no Crowne Plaza, nem acreditei quando a agência me mandou o valor deste hotel, que foi o nosso único cinco estrelas.

     A crise deve estar braba mesmo... além de muito barato ganhamos na chegada um upgrade, um quarto especial para casais com filhos.

     O hotel é 10, a Isis tem seu próprio quarto temático, anexo ao nosso, com TV e videogame, um XBox360. Aqui tomamos banho de piscina, fato inédito até aqui nas nossas viagens, antes disso somente nos navios.

     Só consigo acessar a Internet WiFi se fico perto da porta do quarto, na recepção tem um PC disponível para os hóspedes.

     No banheiro do quarto tem uma balança, constado que desmagreci  4 kg, na foto vejo que estava com calça jeans. Foi a primeira vez que me pesei nessa viagem.

     No centro da cidade, em um shoppingzinho,  encontramos um belo relógio d´água:

     E para não acharem que estamos em um Iguatemi ai vai a foto da placa explicativa do funcionamento do relógio, ai ao lado da Isis. A explicação está em quatro idiomas, o curioso é a separação de Catalão e Castelhano.

çç     Pracinha em Andorra: http://youtu.be/AS5IIFsfzFQ  ela era sensacional, com cinco divisões, algumas ficavam separadas por uma rua.  No vídeo eu tentei mostrar as diversas áreas.

     A pracinha era próxima a Caldea um dos pontos de referência da cidade e que vem a ser uma estrutura de aço e vidro que dentro abriga piscinas térmicas, algo como um oásis quente perto da neve eterna das montanhas.
     No McDonalds tem cerveja e Internet!

          Aqui compramos uma mochila e um boné para a Isis e o netbook para mim. Andorra é um paraíso europeu para compras, vimos aqui muitas coisas bonitas e baratas que não teríamos como carregar durante o resto da viagem. Um item muito especial era uma pipoqueira elétrica que imitava um antigo carrinho de pipocas.





     Aqui também conversamos com os parentes...

     O Martinez nos contou da crise, dos seus filhos que estão espalhados por outros países e do seu momento vida louca, indo para o Brasil e ficando encantado com a mulherada.



     Encontramos, na rua, esta escultura atribuida a Salvador Dali:

Resumo da avaliação do hotel em Andorra:
localização
conforto
beleza
Internet
média
Crowne Plaza
66,70 euros
8
10
10
9
9,25








Nenhum comentário:

Postar um comentário